Toyota do Brasil anuncia metas ambientais até 2025
Toyota do Brasil anuncia metas ambientais até 2025
A Toyota do Brasil compartilha com clientes, fornecedores, distribuidores, comunidades e parceiros seu mais novo objetivo de desenvolvimento sustentável, estabelecido de forma ampla no sétimo Plano de Ação Ambiental da empresa. Ele traz um conjunto de compromissos, dentro de seis desafios distintos, para temas como água, resíduos e emissões, com extensão de metas agressivas de reduções em cada elemento até 2025, sendo o início de sua execução a partir de 2021.
No Brasil, a empresa organiza ciclos de metas ambientais estabelecidos a cada cinco anos por meio do Plano de Ação Ambiental. Na sexta edição, que se encerra em dezembro deste ano, a Toyota registrou uma série de aprendizados e melhorias que estão refletidas na sétima edição, que traz um conjunto de contramedidas que visa preparar a operação e toda a cadeia para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável no longo prazo.
O sétimo Plano de Ação Ambiental foi inspirado e construído com base nos pilares do Desafio Ambiental Global 2050 da Toyota, no qual tem como meta final estabelecer uma sociedade livre de carbono e convivência em plena harmonia com a natureza. Os seis desafios centrais do 2050 são a diretriz para este sétimo plano da Toyota do Brasil.
A companhia mantém um Comitê de Meio Ambiente que conta com a participação de diretivas e gerências de áreas como Compras, Logística, Comercial, Meio Ambiente, Produção, Assuntos Governamentais, Regulamentação, Marketing e Comunicação Corporativa, com encontros frequentes de acompanhamento dos indicadores-chave e engajamento que se multiplica a todo o negócio.
“Planejar, executar bem e melhorar continuamente os nossos resultados é a maneira que a Toyota opera em todos os países em que está presente. Mais do que isso, aquilo que consideramos bom para nós, também compartilhamos com nossa cadeia de valor. Queremos buscar a sustentabilidade unidos. Trabalharemos e aprenderemos juntos, e buscaremos soluções conjuntas para os dilemas complexos que vivemos”, afirma Viviane Mansi, diretora regional de comunicação e sustentabilidade da Toyota.
As iniciativas deste sétimo Plano de Ação Ambiental da Toyota do Brasil colaboram diretamente para os seguintes Objetivos de Sustentabilidade das Organizações das Nações Unidas: 9 (indústria, inovação e infraestrutura); 11 (cidades e comunidades sustentáveis); 12 (consumo e produção responsáveis); 13 (ação contra a mudança global do clima).
Desafio Ambiental Global 2050
A Toyota assumiu o compromisso global de atuar com iniciativas de curto, médio e longo prazo para diminuir o uso de recursos naturais em todo o ciclo de vida útil de seus produtos para atender às necessidades do planeta.
Para constituir uma sociedade em harmonia com a natureza, em 2015, a marca idealizou o Desafio Ambiental 2050, com metas ambiciosas para zerar a emissão de CO2 em toda extensão da cadeia automotiva e incentivar impacto positivo no conjunto social, por meio de seis desafios, sendo eles:
- Zerar emissão de novos veículos;
- Ciclo de vida com emissão zero (da cadeia até logística de entrega de veículos e serviços);
- Emissão zero nas fábricas (energia limpa);
- Minimizar o uso de água nos processos industriais;
- Constituir uma sociedade baseada na reciclagem;
- Construir uma sociedade em harmonia com a natureza (investimento em projetos de incentivo, conscientização e influência e reforçar parcerias em prol da preservação).
Fonte: RPMA Comunicação