RECALL: BMW Group Brasil comunica medidas preventivas para alguns modelos de baterias de alta voltagem
BMW Group Brasil comunica medidas preventivas para alguns modelos de baterias de alta voltagem
O BMW Group Brasil aciona os proprietários dos modelos 330e M Sport, 530e M Sport, 745Le M Sport, i8 Roadster, X3 xDrive30e, X3 xDrive30e X Line, X5 xDrive45e M Sport e MINI Cooper S E Countryman – fabricados entre os dias 2 de março e 21 de setembro de 2020 – a atenderem a primeira etapa do recall envolvendo baterias de alta voltagem.
Verificou-se que em decorrência de defeito nos elementos internos da bateria de alta voltagem dos respectivos veículos, potencialmente causados pela contaminação por impurezas decorrentes do processo de produção das células da bateria, é possível que estas partículas possam desencadear um curto-circuito dentro das células da bateria de alta voltagem, quando esta estiver completamente carregada. Nestes casos, não se descarta a possibilidade deste curto-circuito levar a um incêndio da bateria de alta voltagem.
Como medidas preventivas, os proprietários dos veículos afetados não devem carregar seus veículos na rede elétrica e devem adotar imediatamente as orientações específicas para cada modelo, que devem ser configuradas por meio do display central do veículo, a fim de manter a carga da bateria de alta voltagem em níveis mínimos:
Para os modelos 330e M Sport; 745Le M Sport; 530e M Sport; X5 xDrive45e M Sport; X3 xDrive30e; X3 xDrive30e X Line
- Ir em “Configurações”;
- Selecionar “Modo de Condução”;
- Ir a “Controle de bateria”;
- Definir a configuração do estado de carga em 30%.
Para o modelo MINI Cooper S E Countryman ALL4
- Pressionar o botão “eDrive”;
- Selecionar a opção de “Modo” na tela do velocímetro;
- Selecionar “Max eDrive” ou “Auto eDrive”;
- Confirmar a opção na tela do display central.
Para o modelo i8 Roadster
- Ir em “Meu veículo” no menu do veículo;
- Selecionar “Configurações do veículo”;
- Selecionar a opção “Auto eDrive”;
- Desativar a opção “Manter estado de carga”;
- O veículo poderá ser conduzido tanto no modo MAX eDRIVE como no modo AUTO eDRIVE (selecionável por meio do botão eDRIVE).
Além disso, durante esta fase inicial em todos os modelos descritos acima, o proprietário não deve utilizar as funções de trocas de marchas manuais, modo Sport da alavanca de câmbio, nem as aletas de troca de marchas posicionadas atrás do volante.
Lista de chassis não sequenciais envolvidos:
MODELO | DE | ATÉ |
330e M Sport | WBA5P5800M8B56159 | WBA5X7109MFK02764 |
530e M Sport | WBAJA9100LCE60444 | WBAJA910XLCE86677 |
745Le M Sport | WBA7W2100MCE49190 | WBA7W210XMCE47656 |
i8 Roadster | WBY2Z6101L7G03150 | WBY2Z6108L7G03145 |
MINI Cooper S E Countryman ALL4 | WMWYU7100L3M18959 | WMWYU710XL3M15387 |
X3 xDrive30e / X3 xDrive30e X Line | WBATS1100M9D26605 | WBATS110XM9D84804 |
X5 xDrive45e M Sport | WBATA6100M9D61242 | WBATA610XM9E04176 |
Neste momento inicial, as medidas preventivas devem ser adotadas diretamente pelo consumidor em seu veículo, não sendo necessário entrar em contato com a concessionária de preferência do consumidor. Contudo, caso os proprietários tenham dúvidas com relação à inclusão de seu veículo nesta campanha, poderão consultar se seu veículo integra o objeto desta campanha, acessando:
BMW e BMW i: www.bmw.com.br, clique em “Recall”, “Ferramenta de Busca de Recall” e “Busca de Recall”.
MINI: www.mini.com.br, clique em “Serviços e Acessórios” e “MINI Recall”.
Ou entrando em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para Recall, 0800 019 7097, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18 horas.
O BMW Group comunicará em breve sobre os agendamentos para reparo definitivo e gratuito.