PPG dá dicas do que verificar na pintura para quem vai comprar um seminovo
PPG dá dicas do que verificar na pintura para quem vai comprar um seminovo
Após uma queda de vendas registrada no início da pandemia, o setor de veículos seminovos segue em uma crescente recuperação desde a flexibilização da quarentena. Segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), as vendas no mês de outubro ultrapassaram a marca de 1,4 milhão de unidades no país (o que representa uma alta de 9,1% em comparação com o mesmo período do ano passado).
A PPG reuniu a opinião de especialistas sobre o que verificar na pintura do Veja as dicas abaixo:
1. O que deve ser checado na pintura antes de comprar um carro usado?
Manchas, emendas de retoques e diferenças de tonalidade cor entre as peças – existe a possibilidade de o veículo estar com a pintura manchada devido a uma má reparação, por exemplo, na qual a aplicação da tinta foi feita de forma incorreta, podendo ter ocasionado diferenças de tonalidade de cor entre as peças do veículo. É muito importante fazer a avaliação da pintura em um local com boa iluminação e, se possível, durante o dia, na luz natural.
Desgaste do verniz – um veículo seminovo fica muito tempo exposto a intempéries – como sol, chuva, sereno – e a agressões por produtos químicos (quando é lavado). Dessa forma, o verniz se desgasta e perde a camada de proteção “sólida”, deixando a tinta mais vulnerável, conhecida como “pintura queimada”.
Outros pontos – também é indicado verificar se há emendas na pintura e manchas ou textura no verniz. Além disso, vale checar possíveis riscos profundos e pequenos amassados.
2. Por que na repintura não é comum o efeito “casca de laranja” dos carros originais de fábrica?
O efeito “casca de laranja” é consequência das características de aplicação e dos produtos usados, variando entre as montadoras. Esse efeito na repintura também pode ser conseguido com o uso dos produtos corretos e depende muito da perícia do pintor. Como na repintura há um processo de aplicação diferente, os acabamentos finais também são diferentes.
3. A pintura do carro batido tem maior chance de enferrujar?
Isso vai depender muito do processo de repintura utilizado. Se o preparador e o pintor utilizarem o processo recomendado pela fabricante de tinta, a corrosão vai demorar muito mais a chegar ao local reparado do que ao restante do veículo. O local reparado terá todo o processo renovado e o restante continuará com a pintura original já desgastada pelo tempo.
4. A maresia das cidades litorâneas interfere na conservação da pintura do carro usado?
Sim. A maresia cria um ambiente com sais marinhos em suspensão nas regiões próximas das praias e esses sais são corrosivos, o que faz com que a pintura sofra desgastes mais graves com as intempéries do dia a dia. Lavar sempre o veículo para retirar o sal e proteger partes expostas com capas específicas ou em garagens apropriadamente fechadas são ações recomendadas para aumentar a conservação da pintura. Na rua, deixar o carro estacionado em áreas menos expostas também ajuda na manutenção.
5. Onde é recomendável efetuar a compra de um usado?
Não há uma regra para isso, mas de maneira geral, em locais ou com pessoas com procedência conhecida e boas referências.
Fonte: Ketchum Brasil