Cummins Brasil fortalece política de diversidade e inclusão social em 2020
Cummins Brasil fortalece política de diversidade e inclusão social em 2020
Para a Cummins, as ações de diversidade e de inclusão têm ainda mais relevância diante de todo o contexto atual. Em 2020, com a pandemia causada pela Covid-19, a companhia adaptou seus trabalhos pautados nos pilares da atração, desenvolvimento e retenção a fim de potencializar seus efeitos com o isolamento social. No mês de novembro, a 3ª edição do Womens’s Conference trouxe a temática “O papel da mulher na pandemia: desafios e mudanças” e foi organizado pelo ERG WEN, com alto índice de engajamento.
O valor ‘Diversidade e Inclusão’ é trabalhado pela Cummins por meio do Grupo de Recursos de Colaboradores ou ERG (Employee Resource Group). No Brasil, são 5 Grupos de Trabalho: de Etnia, Gênero – Woman Empowerment Network (WEN), Pessoas com Deficiência, Gerações e Grupo Pride. A nominação ERG foi adotada no início do ano passado, apenas como forma de potencializar as ações de diversidade realizadas pela empresa há mais de 15 anos.
O evento online debateu sobre a formação de liderança,como equipes formadas por homens e mulheres podem desfrutar das mesmas oportunidades de crescimento. Foram quatro horas com palestras, trocas de conhecimento, experiências e momentos de reflexão.
O diretor de Operações e líder do ERG WEN Brasil, Celso Oliveira, juntamente com Selene Nieto, diretora de Supply Chain e Líder do ERG WEN para América Latina, apresentaram inicialmente toda a estrutura do Grupo de Gênero WEN. O tema “Mulher na Pandemia” foi amplamente debatido por Tayná Leite, socióloga com ênfase em Estudos de Gênero e também Consultora da ONU Mulheres. Na oportunidade, a socióloga apresentou como as vertentes da pandemia, isolamento social e as inseguranças influenciaram diretamente na vida das mulheres e o quanto todas foram afetadas nas suas vidas pessoais e profissionais.
Consultora da ONU Mulheres para os WEPs e Líder do Grupo Mulheres do Brasil – Curitiba/ Paraná, Margareth Groof, e Lincoln Tavares, jornalista, ativista e membro do Movimento de Solidariedade pela Igualdade de Gênero – He For She – da ONU Mulheres, debateram sobre a inclusão dos homens em conversas pela igualdade de gênero. “O Brasil é o pior País da América o Sul para ser menina de acordo com estudo que leva em conta casamento infantil, gravidez na adolescência e outros fatores. Também somos o quinto no ranking de países em que mais se matam mulheres no mundo”, refletiu Tavares.
Para Margareth Groof, “a prática empresarial é um fator chave para o empoderamento econômico das mulheres já que 90% dos empregos no mundo estão no setor privado. É preciso mudar a cultura, alcançando a união de todos os setores e organizações, sejam público ou privados. E a melhor forma de inspirar para engajar mentoria, com iniciativas para formar futuras líderes, ou seja, parcerias estratégicas para fortalecer o ecossistema e apoiar projetos”.
A Cummins dedica também os seus esforços para que os líderes da empresa possam ter uma visão ampla dos números e desafios para a criação de um ambiente inclusivo que valorize as diferenças e com oportunidades iguais para todos. Ainda durante a 3ª edição do Women’s Conference,Marco Bologna, diretor de Compras para América Latinal e Cristina Moreira, diretora de Recursos Humanos para o Brasil, ambos líderes de Diversidade da Cummins no Brasil, engajaram e fortaleceram essa “corrente” exibindo os avanços significativos da empresa frente aos trabalhos promovidos pelos ERGs.
Confira os depoimentos de alguns colaboradores engajados no Women’s Conference 2020:
“O evento Women’s Conference 2020 foi muito rico! Tivemos uma manhã incrível, com palestras e depoimentos interessantes, importantes e emocionantes. Cada palavra despertou pontos de reflexão a serem levados não somente neste período difícil em que todos estamos vivendo, mas também para toda a vida. Pensar em equidade, igualdade, oportunidade. Saber o quanto as nossas mulheres estão ocupando diversas posições na organização é um orgulho imenso. Muito bom trabalhar numa empresa que possui valores tão fortes e que proporciona aos seus funcionários tempo e recursos para trabalhar estes valores de forma tão completa. A organização do evento foi perfeita. Parabéns aos organizadores! Parabéns à Cummins!” – Helena Alves Peres, supervisora de TI.
“É muito gratificante representar uma companhia que preza e dedica tempo em temas desta natureza. As informações trazidas na Women´s Conference me conectam bastante com minha realidade, tenho duas filhas (crianças) e, em especial neste ano ressaltou a importância da conexão familiar e o compartilhamento dos papéis. Todos contribuem e se complementam nas atividades de casa e trabalho, nos estudos e lazer, refletindo em maior tempo de qualidade. É muito cômodo se distanciar de nossos deveres, porém isso não pode prosperar. Ressalto que ao entender, respeitar, e valorizar cada indivíduo o retorno é muito mais gratificante e compensador.” – Vinicius Teixeira, supervisor de finanças.
“Em momentos de exceção como este que estamos vivendo com a Pandemia do Covid-19, é fundamental essa oportunidade de discutir o tema proposto, refletir sobre os impactos reais que o isolamento trouxe de forma diferente para cada um de nós e se antecipar às mudanças que estão por vir. A conferência trouxe exemplos reais, depoimentos e questionamentos importantes para que essa reflexão não se esgote e/ou se limite ao evento, mas desperte em cada participante a necessidade de transcender os limites da Cummins e como cidadão passe a incentivar essa mudança na sociedade. Tenho muito orgulho de fazer parte desta empresa!” – Roberta Pinto, gerente de filial DCB – BA.
Fonte: TEXTO FINAL