RENAULT: NOVO ZOE E-TECH 100% ELÉTRICA CHEGA AO BRASIL
NOVO ZOE E-TECH, O PRAZER DA MOBILIDADE 100% ELÉTRICA
O Renault Zoe foi o pioneiro na Europa e se tornou o carro elétrico mais vendido no mercado europeu. Agora, na terceira geração, o novo Zoe E-Tech assume uma dimensão mais ampla em matéria de versatilidade, qualidade e tecnologias. O modelo começa a ser vendido no Brasil em duas versões de acabamento: Zen (R$ 204.990) e Intense (R$ 219.990).
“Em um mercado elétrico em forte crescimento, a Renault confirmou sua liderança na Europa, com alta de 101,4% em comparação com 2019, ou seja, dobramos nossas vendas de veículos elétricos. O Zoe é o carro 100% elétrico campeão de vendas na Europa, com mais de 100 mil unidades vendidas no ano passado, e líder nos principais mercados como a França, que é a nossa casa, mas também na Alemanha, que é outro importante e disputado mercado. O novo Zoe E-Tech é um veículo que chega para fortalecer a nossa liderança na venda de veículos elétricos, também aqui no Brasil”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
A evolução é percebida desde o primeiro olhar. Do lado de fora, o novo Zoe E-Tech afirma sua personalidade sem renunciar à sua agilidade característica. Do lado de dentro, a revolução fica evidente, com o cockpit e o painel de instrumentos totalmente redesenhados, proporcionando maior conforto.
Tecnicamente, o novo Zoe E-Tech oferece ainda mais liberdade. A bateria de 52 kWh faz sua autonomia chegar a 385 quilômetros, com ainda mais opções de recarga, graças à introdução do sistema de carga em corrente contínua (DC). O modelo também proporciona um prazer superior ao dirigir, graças à motorização mais performante, com 135 cv de potência e 25 kgfm de torque, que permitem ao condutor aproveitar a aceleração instantânea e suave.
A arquitetura elétrica foi totalmente repensada para receber o quadro de instrumentos digital de série. A iluminação agora é full LED em todas as versões, oferecendo assim uma luminosidade 75% mais potente em comparação com as lâmpadas halógenas, com um consumo energético mínimo.
O novo Zoe E-Tech 100% elétrico não gera logicamente nenhuma emissão na utilização**. Mas a redução de seu impacto no meio ambiente não para por aí. Entre outros diferenciais, ela integra materiais sintéticos 100% provenientes da reciclagem, inclusive nas partes visíveis do interior, como os revestimentos, criados de acordo com o conceito da economia circular, e as peças em polipropileno reciclado.
Pioneira e líder da mobilidade elétrica na Europa, a Renault adquiriu um conhecimento único a respeito das necessidades e expectativas associadas a este mercado em pleno desenvolvimento. E o novo Zoe E-Tech é a comprovação disso.
O Zoe chegou às ruas europeias em 2012 e, desde então, a Renault se consolidou como pioneira e líder em mobilidade elétrica, alavancada principalmente pelo sucesso de seu principal modelo. As vendas do Zoe crescem continuamente desde o lançamento e suas vendas acumuladas fazem dele o veículo elétrico mais presente nas ruas europeias. São mais de 270 mil unidades vendidas desde 2012. Ele é o número um em vendas na Alemanha e na França.
O Zoe foi lançado no Brasil para o consumidor final no Salão do Automóvel de 2018 de forma inovadora. Além da opção de aquisição online, o novo Zoe E-Tech está à venda em 16 concessionárias de 12 cidades (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Divinópolis, Curitiba, São José dos Pinhais, Porto Alegre, Chapecó, Fortaleza, Recife e Brasília). Desde 2013, o elétrico mais vendido da Europa já estava disponível no mercado brasileiro, mas somente para empresas envolvidas em projetos de mobilidade sustentável, como Itaipu, CPFL, Beep Beep, entre outras.
O novo Zoe E-Tech também passa a fazer parte do catálogo de produtos do Renault On Demand, o serviço de assinatura da marca lançado em janeiro e que faz parte da estratégia de mobilidade urbana e compartilhada Mobilize.
A Renault firmou uma parceria com duas empresas líderes no setor elétrico no Brasil, a WEG e a EDP. Assim, os clientes da Renault, sejam empresas ou consumidores finais, contam com um serviço completo para a aquisição e instalação de carregadores elétricos.
** Zero emissão na utilização: nem emissões de CO2 e nem poluentes atmosféricos regulamentados durante a condução, de acordo com o ciclo de homologação WLTP, com exceção das peças de desgaste.
Design externo
- Capô redesenhado:o novo Zoe E-Tech tem um capô esculpido, cujas linhas convergem para o centro da parte frontal da carroceria.
- Faróis dianteiros:integrando a tecnologia full LED em todas as versões do novo Zoe E-Tech
- Para-choque dianteiro e faróis de neblina:totalmente redesenhado, o para-choque dianteiro recebe faróis de neblina destacados por uma moldura cromada.
- Entradas de ar:as novas entradas de ar laterais, em formato de guelras favorecem a circulação do fluxo de ar na frente da carroceria, contribuindo para a aerodinâmica do novo Zoe E-Tech.
- Losango holográfico e nova portinhola de recarga:destacado por um filete azul, o losango da Renault que aparece no centro da grade esconde a tomada de recarga.
- Lanternas traseiras e luzes indicadoras de direção com visual dinâmico:as lanternas traseiras são agora full LED, para uma visibilidade nitidamente melhor em qualquer situação.
- Uma gama completa de cores:as novas cores azul Céladon, vermelho Flamme e branco Quartz se somam às cores cinza Highland, cinza Titanium e preto Etóile.
- Novas rodas de 16 polegadas:melhor equipado, o novo Zoe E-Tech traz um aprimoramento de todas suas qualidades dinâmicas, tanto em termos de aceleração como de frenagem. Entre os destaques estão os freios a disco na frente e na traseira, além dos novos aros de roda com cinco parafusos.
Design interno
- Tela de 10 polegadas para o condutor:o novo Zoe E-Tech traz em todas as versões um quadro de instrumentos digital de 10 polegadas para o condutor, com definições e funcionalidades inigualáveis no segmento.
- Tela multimídia:a tela multimídia touchscreen de sete polegadas que prolonga o console central permite acessar todos os recursos de navegação e entretenimento.
- Painel de bordo:totalmente redesenhado, o painel de bordo adota um novo revestimento que é ao mesmo tempo suave, macio e com qualidade premium..
- Revestimentos internos provenientes da economia circular: no acabamento Zen, o novo Zoe E-Tech inaugura revestimentos internos de tecido 100% proveniente de reciclagem.
- Peças aparentes em plástico reciclado:quatro peças do interior são integralmente feitas com polipropileno reciclado.
- Alavanca de modo de condução “e-shifter”:o console central mais alto recebe a nova alavanca de modo de condução com comando eletrônico.
- Freio de estacionamento automático:o freio de estacionamento automático, presente em todas as versões de acabamento do novo Zoe, facilita ainda mais a condução.
- Botão de partida do motor:graças ao cartão handsfree da Renault, uma simples pressão no botão de partida é suficiente para ligar o motor.
- Espaço para objetos:o console central abriga porta-objetos duas vezes mais espaçosos. Os dois porta-copos localizados abaixo da alavanca e-shifter
- Ar-condicionado e ventilação:as regulagens dedicadas ao conforto térmico no console central oferecem o máximo de ergonomia..
- Para-brisa acústico:o novo para-brisa acústico aumenta o silêncio no interior.
- Habitabilidade traseira:graças à plataforma concebida especificamente para um carro elétrico, o novo Zoe E-Tech não tem limitações de projeto, como uma elevação central proeminente. Ergonomia no acesso aos comandos: o painel da porta, o local para acomodar os controles dos vidros e dos retrovisores elétricos com rebatimento automático foi repensado.
- Lâmpada de teto de LED:assim como a iluminação do lado de fora, agora a iluminação interna também tem tecnologia full LED
Autonomia e recarga
O novo Zoe E-Tech se beneficia de uma bateria Z.E. 50 que permite uma autonomia de até 385 quilômetros. Ela também permite uma recarga rápida com corrente contínua, complementando todas as opções de recarga possíveis com corrente alternada, tanto em casa como em locais públicos.
Eficiência energética no mais alto nível
Enquanto a autonomia do novo Zoe E-Tech se deve principalmente ao aumento da capacidade da bateria Z.E. 50, ela também se beneficia das várias otimizações realizadas pela Renault nas diferentes etapas da concepção do veículo, para melhorar sua eficiência energética. Assim, o novo Zoe E-Tech oferece uma das melhores relações do mercado entre capacidade da bateria e distância percorrida.
- Controle térmico da bateria:a temperatura de funcionamento da bateria é controlada por um sistema de arrefecimento externo, que envia ar pulsado para resfriar ou aquecer o módulo, para manter a faixa ideal de temperatura de funcionamento.
- Motor de alto rendimento:o novo Zoe E-Tech se beneficia de toda a experiência adquirida pela Renault no desenvolvimento de grupos motopropulsores elétricos que são tanto performantes como eficientes. A escolha por um motor com rotor síncrono bobinado permite principalmente oferecer uma excelente eficiência energética. O redutor encarregado de transferir a energia para as rodas se beneficia de optimizações que melhoram o rendimento.
- Bomba de calor:a Renault optou por substituir as tradicionais resistências por uma bomba de calor, para limitar o impacto dos sistemas de aquecimento e ar-condicionado na autonomia disponível.
- Aerodinâmica:O projeto da carroceria do veículo favorece a circulação sem prejudicar os fluxos de ar. Na parte da frente, por exemplo, as aberturas de ar integradas no para-choque do novo Zoe E-Tech contribuem para a redução da resistência do ar.
- Frenagem regenerativa:no novo Zoe E-Tech, cada fase de desaceleração contribui para recarregar a bateria graças à conversão da energia cinética em eletricidade. A integração de um pedal de freio desacoplado permite privilegiar a frenagem regenerativa sempre que possível, em oposição à ação mecânica dos freios a disco, que dissipam a energia sob a forma de calor.
- Eco-condução:a eficiência energética também depende do condutor. Com seu novo painel de instrumentos digital, o novo Zoe E-Tech permite que o condutor tenha melhor visualização do impacto de seu estilo de condução na autonomia disponível. Assim, ele se sensibiliza em relação aos conceitos da eco-condução, que incluem, por exemplo, antecipar a desaceleração para aproveitar ao máximo a frenagem regenerativa.
Funcionalidade incomparável da recarga
- Tomada CCS proporciona mais funcionalidade:o novo Zoe E-Tech esconde sua tomada de recarga atrás do grande losango que adorna a grade frontal. Agora a portinhola de recarga abriga uma tomada CCS (Sistema Combinado de Recarga), ligeiramente mais volumosa. Ela é constituída de uma tomada padrão europeu, acompanhada de um conector com dois pinos, dedicado à recarga em corrente contínua. A posição central da tomada facilita a conexão, principalmente nos eletropostos públicos que dispõem de um cabo próprio.
- Tomada do tipo 2 para recarga AC:a tomada tipo 2 e o carregador Caméléon estão sempre disponíveis para um uso no dia a dia. Em casa, no trabalho, no estacionamento de um shopping center ou na rua, eles permitem uma recarga bastante flexível, cobrindo todas as opções disponíveis, da tomada doméstica de 2,3 kW até o eletroposto de recarga rápida de 22 kW.
- Conector de dois pinos dedicados à recarga DC: graças à tomada CCS, o novo Zoe E-TEch pode ser recarregado no modo rápido em corrente contínua (DC), até 50 kW. Para isso, basta inserir o cabo de recarga integrado ao eletroposto no conector de dois pinos localizado abaixo da tomada tipo 2.
- Recarga e autonomia:a tomada CCS do novo Zoe E-Tech simplifica o acesso e a gestão da recarga, em qualquer lugar. A facilidade de recarga é comprovada em qualquer circunstância do dia a dia: em casa ou no trabalho, na cidade, no supermercado ou no cinema, na via expressa ou na estrada, etc. A cada caso corresponde um período de estacionamento suficiente para recuperar um número significativo de quilômetros em termos de autonomia.
- Recarga residencial:seja em uma casa, condomínio ou edifício residencial, é possível fazer a recarga de 0 a 100% do novo Zoe E-Tech em 8h33 graças a uma Wallbox de 7,4 kW. O equipamento permite garantir com folga uma recarga completa durante a noite. O usuário que recarrega seu veículo em casa também pode aproveitar o recurso de programação, para ajustar a recarga em função das eventuais variações de tarifa praticadas pela empresa distribuidora de energia.
- Recarga na cidade:os centros das cidades oferecem oportunidades de recarga, tanto em eletropostos públicos como em estacionamentos, muitas vezes acompanhados da possibilidade de estacionar gratuitamente. Dá para aproveitar para almoçar no restaurante ou fazer umas comprinhas enquanto a bateria do Zoe é recarregada. Conectado a um terminal público com potência de 11 kW, o novo Zoe E-Tech recupera até 150 quilômetros de autonomia em 2 horas*.
- Recarga no supermercado:a instalação de terminais de recarga tem se tornado um verdadeiro diferencial competitivo para os supermercados e shopping centers. A cada dia novos locais disponibilizam eletropostos para recarga acelerada e muitas vezes gratuitas, permitindo oferecer um ganho significativo de autonomia aos clientes durante suas compras. Conectado a um terminal público de 22 kW, o novo Zoe E-Tech recupera até 150 quilômetros de autonomia em uma hora*.
- Recarga na estrada:graças à potência elevada de recarga do novo carregador DC, a recarga do novo Zoe E-Tech se insere no percurso natural da viagem.
Fonte: RENAULT do Brasil