RENAULT: ALGUMAS PEÇAS DE LEGO E UM TOQUE DE OUSADIA EPISÓDIO

ALGUMAS PEÇAS DE LEGO E UM TOQUE DE OUSADIA EPISÓDIO

Após as primeiras rodagens do protótipo para validar o funcionamento do sistema E-TECH – que havia nascido a partir de uma simples maquete com peças de LEGO alguns meses antes –, as equipes de desenvolvimento chegam a uma primeira etapa importante: a apresentação de um veículo “real” e capaz de rodar, no prazo de 18 meses estipulado pelo então diretor de projeto Gérard Detourbet, quando ele deu seu acordo para o desenvolvimento desta tecnologia híbrida.  A primeira versão da motorização E-TECH fez sua estreia “semipública” sob o capô de um Dacia Sandero, durante o evento Innov’Days 2012, quando foram apresentadas aos colaboradores do Renault Group as inovações tecnológicas que estavam sendo desenvolvidas na época.

“A tecnologia E-TECH é realmente única porque é extremamente simples. Muitos se perguntavam se ela era viável. Nós provamos que sim”, conta Nicolas Fremau, especialista em Arquiteturas Híbridas na Renault.

EOLAB: PARCERIA INEVITÁVEL

Enquanto isso, a Renault estava se preparando para responder a um desafio governamental: desenvolver um carro capaz de consumir menos de 2 litros de combustível a cada 100 km. Essa era a missão do protótipo EOLAB. Equipes formadas por diversas áreas (engenharia, design, aerodinâmica, etc.), sob o comando do gerente de projeto Laurent Taupin, trabalhavam em torno de três pilares: a redução do peso da plataforma e da carroceria do veículo, a aerodinâmica bastante avançada e a motorização mais econômica possível. Trabalhar com as equipes de desenvolvimento da motorização E-TECH seria inevitável.

“A parceria EOLAB-E-TECH se tornou a solução mais óbvia, tendo em vista que, para que o projeto fosse bem-sucedido, seria necessário trabalhar a complementariedade entre a busca pela redução do peso do veículo e a necessidade de fazer o mesmo com o grupo motopropulsor, por meio de uma tecnologia inovadora. Tínhamos em mãos duas formas complementares de atender as exigências da Renault, ou seja, buscar uma solução frugal, inteligente e acessível para todos”, explica Laurent Taupin, gerente do Projeto EOLAB

Enquanto o protótipo EOLAB era revelado no Salão do Automóvel de Paris de 2014, os jornalistas especializados eram convidados a fazer um test-drive na versão “demo car”, no circuito de Mortefontaine. Era a prova de fogo para a motorização E-TECH.

 A QUARTA MARCHA

O EOLAB cumpriu suas promessas e a repercussão na imprensa foi bastante positiva. Os jornalistas foram conquistados por um protótipo que batia recordes de consumo de combustível (finalmente 1 litro a cada 100 km!), sem comprometer a dinâmica (0 a 100 km/h em 9,2 s) e a aderência à pista. Assim como Nicolas Fremau, as equipes de desenvolvimento não estavam totalmente satisfeitas. “Era preciso conseguir acelerar a partida do motor térmico para ter uma transmissão mais reativa e obter instantaneamente um prazer de dirigir ao pressionar o pedal, assim como acontece em uma motorização elétrica.”

Para isso, era preciso agir na parte superior do conjunto motriz. A solução escolhida consistia em adicionar uma quarta marcha à transmissão sem embreagem associada ao motor a combustão, que tinha originalmente apenas três. Melhor ainda, esta quarta marcha permitiria que o motor elétrico principal fosse totalmente desconectado quando não estivesse em uso – normalmente em via rápida. Isso anularia o arrasto e permitiria economizar em torno de 1 kW, ou 3 a 4% do consumo de combustível. “Em via rápida, a condução se tornou ainda mais confortável e econômica”, comemora Nicolas Fremau.

UMA VOLTINHA NA F1

O desenvolvimento da tecnologia E-TECH continuou em relação direta com as equipes da Renault Sport Racing. Vale lembrar que, desde 2009, a Fórmula 1 passou para a era da eletrificação com o sistema de recuperação de energia cinética (KERS) e, em 2014, introduziu uma nova geração de motores V6 híbridos. Tanto nas pistas como nas ruas, a vontade dos engenheiros de desenvolvimento de motores era a mesma: reduzir o consumo e melhorar o rendimento energético eram os principais objetivos. Assim, os engenheiros que trabalhavam no desenvolvimento da motorização E-TECH partiram em busca dos segredos da gestão de energia junto aos seus pares na equipe Renault F1 Team, precursora da escuderia Alpine F1 Team dos dias atuais.

Faltava apenas uma peça no quebra-cabeça: escolher o motor a combustão. A decisão recaiu sobre um quatro cilindros atmosférico proveniente do banco de motores da Aliança, o HR16. Foi necessário um grande trabalho de adaptação, principalmente no ciclo de funcionamento, mas ele permitiu que a inovadora transmissão com acoplamentos de garras – que havia sido imaginada por Nicolas Fremau com peças de LEGO – atingisse todo o seu potencial. Assim, também foi possível responder à busca pela otimização de custos, que culminou com a motorização E-TECH destinada aos principais veículos da gama.

UMA AVENTURA IRREAL

Hoje, a motorização E-TECH é uma realidade, disponível na versão híbrida “simples” nos modelos Clio, Captur e Arkana, bem como na versão híbrida recarregável no Captur e no Mégane. Para Nicolas Fremau, é como um sonho que se tornou realidade: “Começamos a partir de um pequeno grão de areia, contamos com a engenharia que se apropriou do conceito e o projeto se transformou em uma gama completa atualmente.”

Essa conquista começou com uma aventura um tanto quanto irreal, a partir de uma maquete com peças de LEGO e a engenhosidade e perseverança de uma equipe de apaixonados, que nunca desistiu diante das dificuldades. Um time que soube trabalhar de forma colaborativa e criar um espírito de equipe que, pouco a pouco, conquistou toda a empresa. E isso era fundamental para que eles fossem bem-sucedidos nessa aposta arriscada e ambiciosa.

“Foi certamente uma aposta bastante arriscada. Mas, pouco a pouco, toda a empresa acabou comprando a ideia, desde as equipes de produto e projetos de veículos até a alta direção! Muitos colegas, tanto da engenharia como de outras áreas, ficaram entusiasmados com esse projeto e isso se tornou uma fonte de motivação. Isso também faz parte do valor de uma empresa. A motorização E-TECH é um sucesso meio maluco, mas todos nós podemos nos orgulhar dela”, conclui Nicolas Fremau.

Fonte: RENAULT do Brasil

 

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbethttps://bsport.fithttps://onbet88.ooohttps://i9bet.bizhttps://hi88.ooohttps://okvip.athttps://f8bet.athttps://fb88.cashhttps://vn88.cashhttps://shbet.atbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88