HONDA apresenta a NOVA AFRICA TWIN 2021

Honda apresenta ao mercado a nova geração da aventureira Africa Twin

À tão esperada modernidade e alta tecnologia do modelo, somou-se o genuíno espírito ‘True Adventure’ de suas antepassadas, não um mero slogan, mas uma filosofia construtiva fiel às origens, que faz das Honda Africa Twin motos versáteis, capazes de oferecer conforto em viagens de qualquer tipo como também encarar verdadeiras aventuras. Enfim, motocicletas aventureiras com “A” maiúsculo, que não penalizam seus pilotos com peso e volume excessivos, ou escolhas técnicas inadequadas para uma aventureira.
O equilíbrio entre peso e potência é um conceito indissociável das Africa Twin do passado e do presente, motos polivalentes, que tanto são adequadas aos deslocamentos urbanos como para as breves viagens de fim de semana, ou aventuras mais extremas, que com as Africa Twin podem verdadeiramente ser colocadas em prática.

A chegada das versões 2021 das CRF 1100L Africa Twin é marcada por uma aprofundada renovação técnica, um aperfeiçoamento que preserva a essência ‘True Adventure’, mas que efetivamente evoluiu o modelo em praticamente todos os aspectos. O incremento de potência e torque é consequência do aumento na capacidade cúbica do motor bicilíndrico, que em conjunto com a redução de peso levou a performance a um nível ainda mais elevado. Relevante é a introdução da transmissão de dupla embreagem (DCT), que se soma à opção com caixa de câmbio convencional.
De fato, serão quatro as Africa Twin 2021 à venda no Brasil: CRF 1100L, CRF 1100L DCT, opções que se caracterizam pelo tanque de combustível de 18,8 litros de capacidade, e as CRF 1100L Adventure Sports ES e CRF 11000L Adventure Sports ES DCT, com tanque de 24,8 litros. Todas receberam o sistema de acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire -, juntamente com a extensão dos modos de pilotagem, mais opções no sistema de controle de tração HSTC – Honda Selecteable Torque Control -, e muitos outros itens de tecnologia relacionados à adoção de uma sofisticada IMU – Inertial Measurement Unit (unidade de controle inercial) -, que possibilitaram às Africa Twin dar um salto tecnológico importante.
Todas as CRF 1100L Africa Twin foram atualizadas na estética, o que deixou o design de sucesso com estilo ainda mais agressivo e compacto. Outro ponto de evolução foi no âmbito do conforto, item sempre determinante para um efetivo aproveitamento das possibilidades de uma genuína aventureira.

Motor
• Capacidade do motor aumentada para 1.084 cm³
• Potência e torque máximos elevados a 99,3 cv e 10,5 kgf.m
• Cabeçote e comando de válvulas novos, maior elevação das válvulas
• Corpos das borboletas de alimentação e sistema de escape redesenhados
• Exhaust Control Valve no escape – melhor sonoridade e performance

Gestão eletrônica do motor e da ciclística
• IMU – Inertial Measuring Unit – de seis eixos que gerencia:
o Controle de tração HSTC de 7 níveis (+ off) otimizado para uso off-road
o Função antiwheelie com 3 níveis (+ off)
• Riding Mode OFF-ROAD se soma aos pré-existentes TOUR, URBAN e GRAVEL
• Dois Riding Mode USER, que permitem completa personalização

Câmbio de dupla embreagem DCT – Dual Clutch Transmission
• Mudanças rápidas em modo manual (MT) ou nos modos D e S automáticos
• Modo S em 3 níveis, progressivo incremento de giros em aceleração/redução
• Tecla G, máxima tração da roda traseira no fora-de-estrada
• Função que detecta a inclinação, adaptando o padrão de troca de marchas
• IMU – Inertial Measuring Unit – otimiza mudança de marchas em curva

Chassis
• IMU – Inertial Measuring Unit – de seis eixos, situada no centro de gravidade
• Chassi redesenhado, mais leve, com sub-chassi traseiro de alumínio
• Balança de suspensão traseira derivada da CRF450R, mais leve e rígida
• Cornering ABS em duas modalidades, ‘Road’ e ‘Off-Road’
• Novas suspensões Showa à frente e atrás
• Suspensões Showa EERATM exclusivas nas versões Adventure Sports

Preço, cores, garantia
Serão duas as versões do modelo:
Honda CRF 1100L Africa Twin e Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports. Em ambas é possível optar entre o câmbio convencional ou o DCT.
Os modelos dotados de transmissão convencional têm previsão de chegada ao mercado em julho e preço público sugerido de:
– Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou vermelho): R$ 70.490,00
– Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branca): R$ 90.490.00
Já os modelos datados de transmissão de dupla embreagem (DCT) tem previsão de chegada ao mercado em agosto e preço público sugerido de:
– Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (vermelho): R$ 76.804,00
– Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branca): R$ 96.626,00
Os preços têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas de frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Fonte: HONDA Brasil