VW ID.3 e ID.4 – semana de testes e clínicas
Week: uma semana de testes e clínicas com os novos VW ID.3 e ID.4
“A caminhada rumo à descarbonização inclui modelos híbridos e flex com etanol na nossa região, mas também os veículos elétricos que são referência no mundo. A ID. Week, que traz o futuro para as ruas, é muito importante para avaliarmos o potencial de comercialização dos modelos ID.3 e ID.4 no mercado brasileiro, em uma experiência de condução inédita com diferentes stakeholders”, explica Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Totalmente elétricos, ID.3 e ID.4 são montados sobre a exclusiva plataforma MEB, dedicada aos automóveis elétricos do Grupo Volkswagen. As versões presentes na primeira clínica de rodagem, na cidade de São Paulo, trazem motor de 204 cv e torque de 310 Nm, alimentados pelo conjunto de baterias de 58 kWh e 77 kWh, respectivamente, com autonomia prevista de até 426 km para ID.3 e de 522 km para ID.4, ambas no ciclo europeu (WLTP). Nos dois modelos, o sistema de recarga rápida é capaz de recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 50 minutos, considerando a recarga DC (100 kW). Por falar em bateria, elas ficam posicionadas nos assoalhos dos modelos, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo.
A experiência com os modelos da família ID. começa pela parte externa. ID.3 e ID.4 não passam pela capital paulista sem serem notados. Ousados, tecnológicos e cheios de personalidade, eles exibem a nova identidade para a Volkswagen, projetadas pelo time de design do brasileiro Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen. Aparecem com o sobrenome 1st Edition, uma exclusiva edição especial trazendo níveis fantásticos de equipamento.
O ID.3 segue o Beetle e o Golf na introdução do terceiro capítulo de maior importância estratégica para a história da marca Volkswagen no mundo. Já o ID.4 debuta no maior segmento de mercado, a classe dos SUVs.
Ambos se destacam pela grande distância entre-eixos da plataforma MEB, que combinada com balanços muito curtos, resulta em um amplo espaço interno e estabelece novos parâmetros para as categorias. Falando sobre a parte externa, tanto compacto como SUV chamam atenção por seus faróis interativos matriciais, denominados IQ. Light. Esses faróis foram combinados com os novos conjuntos de luzes traseiras em LED 3D. Os olhos de quem observa os IDs pela primeira vez não deixarão de notar as rodas de liga leve de 20 polegadas (ID.3) e 21 polegadas (ID.4) escolhidas para as versões.
Week
Durante a semana de experiência com a Família ID., a Volkswagen exibe ainda o crossover Nivus, com a carroceria adesivada para reforçar o recente anúncio sobre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis. O Brasil sediará e liderará o projeto voltado para o estudo de soluções tecnológicas baseadas em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes, que utilizam energia limpa, para a combustão e soluções híbridas. Com isso, a empresa busca minimizar as mudanças nas plataformas atuais e foca na produção neutra de CO2. Com o apoio da marca Volkswagen, este centro será totalmente independente no desenvolvimento de tais tecnologias para o Grupo Volkswagen em nível global.
Parceiras da VW na aceleração da descarbonização no Brasil, a Raízen e a Shell marcam presença no ID. Week com duas e-stations de 50 kW, responsáveis pelo carregamento das baterias de ID.3 e ID.4 durante os testes de rodagem. Além disso, um carregador ultra rápido de 150 kW está exposto na área principal do evento, ao lado do ID.3.
Fonte: VOLKSWAGEN do Brasil