DICA TÉCNICA: Instalação de Amortecedores
Instalação dos amortecedores exige atenção aos diferentes posicionamentos dos coxins
Parte da suspensão do veículo, os amortecedores, responsáveis por controlarem os movimentos das molas ao trafegar pelas irregularidades da pista e, assim, manterem o conforto e segurança dos ocupantes do veículo e também a estabilidade do veículo em curvas, requerem alguns cuidados na hora da substituição por novos. “É preciso ter muita atenção n a hora de montar os coxins. Não adianta improvisar e tirar fotos antes da desmontagem já que os coxins podem estar com a montagem errada”, alerta Eduardo Guimarães, técnico da Nakata. Ele explica que o erro pode trazer diversos problemas, como folgas, ruídos e até comprometer o alinhamento do veículo.
É grande o volume de posicionamentos especiais. Guimarães cita alguns exemplos, entre eles, o localizador da mola helicoidal do Vectra. Há dois dentes que precisam ficar alinhados com o início da mola, na base inferior da amortecedor. Na linha GM, o sistema também é usado na suspensão dianteira do Agile, novo Corsa, Astra, Kadett, entre outros. Já na primeira geração do Palio, Siena, Strada e Palio Weekend, há um ressalto e, nos veículos com direção hidráulica, o indicador deve ser colocado virado para frente do carro. “Se a direção for mecânica, a montagem será feita ao contrária”, adverte. Na linha do Civ ic 2006 a 2016 há uma seta, que deve ficar para parte dianteira do automóvel.
A recomendação é ficar atento aos posicionamentos dos coxins. Se possível, anotar diferenças nas peças, como setas, ressaltos, furos e chanfros, ou consultar o fabricante.
Fonte: VERSO Comunicação