CLARIOS: Programa de EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Programa de Educação Ambiental da Clarios também gera impacto social
Foram 690 quilos de tampinhas e lacres plásticos retirados do meio ambiente em apenas um mês. Esse foi o resultado de uma ação que integra o Programa de Educação Ambiental da Clarios, fabricante das baterias Heliar. Ao longo de um mês, os colaboradores se envolveram em uma gincana interna e arrecadaram o grande volume dos recicláveis que foram doados à Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. Dessa forma, a entidade poderá utilizar os recursos obtidos com a venda da doação para dar continuidade às obras que estão em andamento.
O Programa de Educação Ambiental da Clarios é um desdobramento da parceria entre Clarios Foundation, ONG Pure Earth e UNICEF para aumentar a conscientização sobre o impacto da exposição ao chumbo na saúde e no desenvolvimento de crianças em longo prazo e mobilizar para abolir as práticas perigosas.
O gerente de saúde, segurança e meio ambiente, André Hirose, frisa que essas atividades e outras ações da Clarios contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.
“São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo”, explica.
André Hirose destaca ainda que a captação da água de chuva para reutilização no processo de produção de baterias é mais um exemplo do compromisso da organização em proteger as pessoas e o meio ambiente. Somente em 2021, essa ação poupou cerca de 11 milhões de litros de água potável.
“O programa visa a educação ambiental a partir do incentivo à prática da sustentabilidade e também abrange a questão social. As ações são planejadas para promover o engajamento das pessoas e desenvolver uma cultura de preservação de forma prática. Nosso intuito é mostrar como a Clarios atua para reduzir os impactos ambientais e como a comunidade pode colaborar com o meio ambiente”, detalha.
O vice-presidente e gerente geral da Clarios no Brasil, Alex Pacheco, frisa que o projeto tem potencial para transformar toda a indústria de produção de baterias.
“Aplicamos nosso know-how para auxiliar as comunidades a lidarem com a questão ambiental. Com isso, promovemos a transformação da indústria de baterias de chumbo ácido em um negócio mais limpo e sustentável. Não somente onde a Clarios opera. Desejamos ser escolhidos não só pelas capacidades técnicas dos nossos produtos, mas, também, pelo que promovemos em termos de sustentabilidade, deixando a Terra melhor do que a encontramos”, frisa.
A Clarios é líder mundial em soluções inteligentes para armazenamento de energia e maior fabricante de baterias também no Brasil. No país, mantém uma operação totalmente sustentável pautada pela economia circular.
Fonte: P1 Comunicação