CITROËN comemora 75 Anos de produção do TYPE H

Sinônimo de robustez, versatilidade e eficiência, Citroën Type H celebra 75 anos do início de produção

A Citroën adquiriu uma experiência significativa em veículos utilitários leves, desenvolvendo e posteriormente comercializando o TUB Van em 1938. Este modelo inaugurou um segmento inédito até aquele momento, e sua cabine avançada, a porta lateral deslizante e a tração dianteira o colocam, sem dúvida, na vanguarda dos comerciais leves e definem definitivamente o rumo a seguir. Embora o TUB tenha evoluído, a Citroën planejou construir uma nova van, mais eficiente, com produção avançada, manutenção simples e barata.

Para o ano de 1942 e apesar da ocupação alemã da França devido à Segunda Guerra Mundial, a equipe de engenharia da Citroën ainda trabalhava secretamente no desenvolvimento de alguns modelos (atividade que os alemães haviam proibido). Entre eles estava o Furgón H ou Tipo H, cujo nome deriva da oitava letra do alfabeto, depois de ter ficado em oitavo lugar em uma série de estudos.

Naquela época as condições de trabalho não eram as melhores, pois não havia matéria-prima nem combustível.

Os estudos do veículo começaram sob as instruções de André Lefèbvre, que decidiu usar os principais componentes mecânicos do Traction Avant. O motor veio do 11 CV, enquanto o câmbio, a suspensão e as peças interiores são derivadas das montadas no 15 CV. Também compartilhava peças menores, como maçanetas, espelhos e faróis.

Pierre Franchiset toma o projeto em suas mãos, projeta e desenvolve a carroceria e produz o primeiro protótipo. Ao contrário do TUB, o Furgón H não tinha chassis, seu design era baseado em um monobloco, unido por quatro grandes parafusos a um subchassi dianteiro que suportava o trem de força. A construção em chapa corrugada reduziu o peso e conferiu rigidez à montagem, solução que já havia sido utilizada na aviação com muito bons resultados.

São feitos dois modelos em escala: o primeiro protótipo originalmente tinha uma porta lateral que não era prática, então decidiu-se no segundo protótipo- substituí-lo por uma porta de correr. Procurou-se um veículo polivalente, com baixa altura ao solo para facilitar as operações de carga/descarga. O Tipo H — aproveitando as vantagens da tração dianteira —, permitia uma plataforma traseira plana junto ao solo.

Todas as peças são estudadas para máxima economia, soluções de lona são pensadas para substituir alguns dos painéis laterais e um para-brisa foi separado em duas metades (se uma peça estiver danificada, nem todas devem ser substituídas). As portas, a tampa do motor e o painel da roda sobressalente estão equipados com dobradiças “Yoder”. Eles são facilmente fabricados estampando uma chapa de aço. Eles também serão amplamente utilizados no futuro 2CV.

Alguns detalhes marcam a praticidade com que foi projetado. Por exemplo, a tampa do porta-luvas serve de suporte para um caderno, a porta lateral possibilita a descarga rápida e o para-choque traseiro é um degrau nas descidas de grandes pacotes. Para compensar a janela traseira menor, um espelho externo é montado.

A produção padrão foi baseada em três tipos de carrocerias: van, transporte de gado e pick-up, enquanto a cor da carroceria será cinza, a mesma tinta utilizada pelo 2CV em seu lançamento. Após o fim da guerra, o Type H foi concluído muito rapidamente.

Naquela época era necessário lidar com uma grande oferta de sobras de veículos militares, que eram transformados em utilitários para atender a demanda do mercado interno. Este fato, longe de ser um inconveniente, deu à Citroën a oportunidade de oferecer um veículo totalmente novo e vanguardista. A apresentação foi feita no Salão Automóvel de Paris em junho de 1947 e gerou grande interesse em muitos dos visitantes. A produção começou 01 de junho de 1948, e a partir desse momento as evoluções foram constantes.

Em 1949, o HZ chegou com uma carga útil máxima de 850 kg e uma velocidade máxima de 88 km/h. Para 1958 o H é substituído pelo HY com uma carga máxima de 1500 kg. Em 1961, o Diesel estreou e o HY DI e o HZ DI foram lançados, com motores Perkins de quatro cilindros. No final de 1963, foram lançados os HY72 e HZ72, equipados com um novo motor a gasolina de 1628 cm3. O Perkins Diesel é substituído por um motor Indénor em 1964 e os modelos foram chamados HY-IN e HZ-IN. Em 1966, foram lançados os HY 78 e 78 HZ, equipados com motor de 1.911 cm³ (58 cv @ 4.500 rpm). O ano de 1969 vem com muitas mudanças, e aparecem dois novos modelos, o IN2 HX (3.100 kg de carga) e o HW IN2 (3.200 kg de carga). O modelo mais curioso é produzido exclusivamente nos Países Baixos, com a modificação na abertura das portas dianteiras.

Em 1972, a suspensão hidropneumática é montada no eixo traseiro e este modelo é chamado de HW. Numerosas pequenas melhorias foram feitas até o final de sua produção.

Um antigo anúncio dizia: “cada um com seu H, sempre igual e sempre tão diferente…”, e é verdade, o Furgón H foi vendido sob vários nomes que representavam toda a sua versatilidade, graças à combinação de motores. Por isso a gama de usuários era tão grande que seria impossível classificá-los todos, desde padeiros, açougueiros, carpinteiros, jardineiros, médicos e até governos estão nesta longa lista. Graças ao fato de sua plataforma poder ser flexível e permitir mudar facilmente a distância entre os eixos, os carroceiros da época também lhe deram ainda mais aplicações em veículos particulares.

O Type H também foi um banco de testes para a tecnologia hidropneumática e testes experimentais de Paul Mages, antes de lançar o revolucionário Citroën DS. Com um total de 490.165 exemplares produzidos em 4 países (a grande maioria na França), a paleta de cores foi composta por 14 cores (incluindo as reservadas aos governos), sendo o cinza o mais comum. A história termina em 14 de dezembro de 1981, na fábrica de Aulnay. Esta última cópia saiu com o número de série 473 289 e era logicamente cinza. Após mais de 33 anos de produção, foi substituído pelo Citroën C25 e C35.

HISTÓRIA

  • 1947 – Apresentado no Salão Automóvel de Paris.
  • 1948 – 1 de junho começa a comercialização sob o nome de Tipo H, 11CV, carga útil 1200 Kg.
  • 1949 – Em outubro começa a comercialização do Tipo HZ (versão leve de 850 Kg de carga)
  • 1950 – Nova suspensão dianteira.
  • 1951 – Modificação o câmbio.
  • 1953 – Março: Adoção do motor 11 Performance de 35 cv.
  • Abril: melhorias no sistema de embreagem e amortecedores traseiros.
  • Outubro: lançamento da versão pick-up, chamada HP.
  • 1955 – Janeiro: Instalação na parte traseira de duas luzes de presença vermelhas e uma luz de freio laranja no lado esquerdo.
  • Maio: novo motor 11D com carburador invertido.
  • 1957 – Março: O modelo H é equipado com pneus 17×400 em vez de 19×400
  • 1958 – Outubro: a versão H é substituída pela chamada HY (Carga máxima de 1500 Kg). O freio de estacionamento está nas rodas dianteiras.
  • 1961 – Janeiro: novos veículos HY DI e HZ DI com motor Perkins 7CV tipo 4.99 Diesel.
  • O sistema elétrico de 6 volts foi substituído por um de 12 volts.
  • Julho: As setas de direção são removidas e os indicadores são instalados para frente e para trás.
  • 1962 – Fevereiro: Os veículos HZ incorporam o freio de mão nas rodas dianteiras.
  • Nova porta lateral bloqueável
  • Setembro: segunda porta lateral opcional.
  • 1963 – Maio: Novo câmbio
  • Julho: O vidro traseiro oval é substituído por um quadrado maior.
  • Setembro: lançamento dos HY 72 e HZ 72, equipados com um novo motor a gasolina de 1.628 cc e 45 cv a 4.200 rpm. Na traseira, incorpora duas luzes vermelhas e duas laranjas para os indicadores.
  • Dezembro: Veículos HY DI e HZ DI recebem uma nova bomba injetora Roto-Diesel.
  • 1964 – Fevereiro: Novo pára-brisa de peça única com desembaçador para todos os modelos.
  • Novos chevrons na grade dianteira e novo para-choque traseiro.
  • Setembro: novo painel semelhante ao do Ami 6.
  • Outubro: aparecimento de três novas cores que se unem ao cinza metálico: azul, branco e amarelo.
  • Nos veículos HY DI e HZ DI é montado o novo motor Indenor 7CV e são denominados HY-IN e HZ-IN
  • 1965 – Março: nos veículos HY e HZ é instalado um indicador do nível de óleo com luz de aviso no painel
  • Setembro: nos modelos HY IN e HZ IN há mudanças nas bombas de água e óleo.
  • Outubro: nos veículos HY 72 e HZ 72, a vedação dos eixos do motor e da caixa de velocidades é melhorada.
  • 1966 – Janeiro: em conformidade com um novo regulamento, os motores dos veículos HY 72 e HZ 72 estão equipados com um dispositivo de reciclagem de vapor do cárter.
  • Abril: os veículos HY IN e HZ IN incorporam uma nova bomba de injeção Roto-Diesel e injetores.
  • Julho: Lançamento do HY Zone bleue (menos de 8 m³), ​​versão parisiense com portas específicas, suprimida em 1970.
  • Setembro: aparecimento dos veículos HY 78 e HZ 78 equipados com motor de 1911 cm³ (11CV), câmbio e transmissão melhorados.
  • Novembro: os veículos HY 72 e HZ 72 têm novo câmbio, igual ao HY 78 e HZ 78.
  • 1967 – Janeiro: veículos novos HX e HX IN2, carga máxima de 3100 Kg e com possibilidade de transformações na carroceria
  • Fevereiro: novo sistema de freio nos tambores dianteiros.
  • Maio: HY IN e HZ IN, reforço das fixações do tubo de escape.
  • Setembro: HY e HZ 72-78, reforço das fixações do tubo de escape.
  • Alterações na sincronização da 2ª e 3ª marcha. Alavanca de câmbio nova.
  • Possibilidade de equipamento elétrico opcional com alternador nos veículos HY e HZ 72-78.
  • Dezembro: instalação de um limitador no circuito do freio traseiro.
  • 1968 – Outubro: veículos novos HZ 72, 78 e IN com uma carga útil de 1000 Kg.
  • Suspensão dianteira nova e pneus 17×400.
  • Novo veículo IN2 que substitui o IN por um novo motor XDP 4×88 8CV.
  • Veículos 72 e 78, Modificação do disco de embreagem e volante do motor.
  • Veículos 78, modificação das relações do câmbio
  • Novembro: nova cremalheira de direção, nova relação de transmissão para reduzir o esforço ao volante.
  • Dezembro: modificações no câmbio.
  • Naquele ano, nos Países Baixos, a direção de abertura das portas dianteiras é alterada.
  • 1969 – Janeiro: Os veículos HY adotam as barras de torção dos veículos HZ.
  • Dois em vez de quatro amortecedores são montados na frente.
  • Julho: Veículos com peso total superior a 3000 Kg são equipados com um sensor que avisa sobre o nível baixo do fluido de freio.
  • Outubro: novo veículo HW IN2 que substitui o HX, peso total de 3200 Kg.
  • Novembro: Novos faróis laranjas e pára-lamas traseiros retangulares.
  • Dezembro: troca do pedal da embreagem
  • 1970 – Julho: novas velas de pré-aquecimento na versão IN2.
  • 1971 – Fevereiro, montagem em série de um alternador com aviso de carga por voltímetro térmico, o termômetro de água é substituído por uma luz de aviso
  • Setembro, novo circuito de refrigeração modificado na versão IN2.
  • Outubro, veículos 72 e 78, recebem um carburador Solex 32 BIC
  • 1972 – Janeiro: equipamento específico da série HW, uma suspensão traseira hidropneumática é montada em veículos destinados ao uso de ambulâncias e serviços cirúrgicos.
  • 1973 – Opção de carburador com restritor para os modelos 78.
  • 1974 – Abril: nova bomba injetora Roto Diesel nos veículos IN2.
  • 1975 – Novo diferencial de caixa. Cintos de segurança com três pontos.
  • 1976 – Abril: nova série de pneus 17 R 400 X CA, opção 19 – 400 X CA.
  • Julho: Circuito separado nos freios dianteiro e traseiro.
  • Novas fechaduras nas portas dianteiras, de acordo com as normas de segurança vigentes
  • 1977 – Abril: novas portas interiores.
  • Junho: novo cabeçote e velas de incandescência na versão IN2.
  • 1979 – Novembro: nova bomba injetora e injetores no modelo IN2.
  • 1980 – Janeiro: novo sistema de vidros de correr nas portas dianteiras.
  • 14 de dezembro de 1981: A planta de Aulnay-sous-Bois produz a última unidade.
  • Número total de veículos produzidos: 490165.

Fonte: STELLANTIS

xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbethttps://bsport.fithttps://onbet88.ooohttps://i9bet.bizhttps://hi88.ooohttps://okvip.athttps://f8bet.athttps://fb88.cashhttps://vn88.cashhttps://shbet.atbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88