SUMITOMO RUBBER, SUMITOMO ELETRIC e SUMITOMO RIKE fazem parceria com empresa mericana

Sumitomo Riko, Sumitomo Rubber e Sumitomo Electric se unem à empresa americana de reciclagem de carbono LanzaTech para acelerar a economia circular

A Sumitomo Rubber Industries formou uma colaboração com a Sumitomo Riko Company Limited e a Sumitomo Electric Industries para promover o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem, abrindo caminho para uma economia circular.

A Sumitomo Riko possui um acordo de desenvolvimento conjunto com a LanzaTech Global desde 2022, uma empresa norte-americana de reciclagem de carbono conhecida por sua expertise em tecnologia de captura e utilização de carbono (CCU).

A Sumitomo Rubber tem a satisfação de anunciar que, juntamente com a Sumitomo Electric, participará deste desenvolvimento conjunto. As três empresas unirão forças com a LanzaTech com o objetivo de explorar tecnologias inovadoras que possibilitam uma economia circular, transformando materiais descartados, incluindo borracha, resina, uretano e metal, em recursos valiosos.

O processo acelerará os esforços para criar uma sociedade sustentável caracterizada pela neutralidade de carbono e uma economia circular — conceito de economia circular exclusivo da empresa,

Sob o conceito de economia circular “TOWANOWA”, tem como objetivo reciclar e utilizar de forma eficiente os recursos finitos, ao mesmo tempo em que capitaliza o vasto conjunto de dados para introduzir soluções inovadoras e de valor agregado aos clientes. O objetivo é promover uma sociedade sustentável, que garanta segurança, tranquilidade e conforto.

Desta vez, a Sumitomo Rubber Industries avança mais um passo para alcançar uma economia circular para matérias-primas. Em parceria com a Sumitomo Riko e a Sumitomo Electric, seguirá no desenvolvimento de novas tecnologias em colaboração com a LanzaTech.

A empresa pretende aproveitar a tecnologia de bioreciclagem para transformar materiais descartados, como pneus, em isopreno, que podem ser utilizados como novos materiais de borracha. Isso será alcançado por meio da gasificação dos materiais descartados e da purificação do gás resultante, seguido de um processo de fermentação que transforma o gás em novas matérias-primas. O objetivo final, em colaboração com fabricantes de matérias-primas, é explorar a viabilidade de estabelecer uma tecnologia de reciclagem que permita a reutilização do isopreno como materiais para borracha e resina, considerando a ideia de reciclar os metais recuperados durante o processo de gasificação e reutilizá-los como matérias-primas.

O Grupo Sumitomo Rubber fabrica e vende uma ampla seleção de pneus globalmente. À medida que novos pneus são fabricados e vendidos, um número significativo de pneus é descartado todos os anos. Muitos descartes no Japão são posteriormente incinerados, com o calor gerado aproveitado para fins práticos. Para dar vida ao conceito de economia circular “TOWANOWA”, é crucial avançar nas iniciativas de “Recuperação e Reciclagem” em nosso negócio de pneus e criar um sistema que transforme os pneus descartados em recursos úteis. Essa colaboração é uma parte integrante da pesquisa e desenvolvimento do Grupo em tecnologia de reciclagem.

Embora empresas individuais possam contribuir para a construção de uma sociedade sustentável, alcançar esse objetivo por conta própria é uma tarefa desafiadora. O sucesso requer a promoção da colaboração entre setores diversos, envolvendo partes interessadas da academia, indústria e governo. No futuro, a empresa pretende intensificar os esforços em cada processo do conceito de negócio circular “TOWANOWA” e utilizar dados para aumentar a eficiência em desenvolvimento interno. Por meio do envolvimento com diversas partes interessadas externas, a Sumitomo Rubber busca compartilhar informações e tecnologia de ponta, resolvendo assim questões sociais e criando uma sociedade sustentável.

Fonte: LVBA Comunicação