COFAO dá Dica Técnica para Junta Homocinética

COFAP DÁ DICAS PARA PRESERVAR A VIDA ÚTIL DA JUNTA HOMOCINÉTICA

Para não ter que enfrentar contratempos e ficar com o carro parado, a dica da Cofap é sempre ficar atento para a manutenção preventiva do veículo. Esse cuidado pode ajudar a detectar algum problema e até mesmo evitar que surjam falhas mais graves, o que é melhor para o dono do carro, evitando custos elevados de manutenção corretiva, pois componentes como a junta homocinética, por exemplo, possui alto valor agregado.

Responsável pela transmissão do torque e da força do motor para as rodas, a junta homocinética é uma peça de longa durabilidade. No entanto, sua vida útil pode ser abreviada se o veículo rodar com excesso de carga ou desalinhado, ou principalmente com as coifas, responsáveis por protegerem a peça, danificadas, o que pode permitir a contaminação da graxa com detritos e a consequente aceleração do desgaste das peças móveis dentro da junta homocinética.

As coifas Cofap se destacam da concorrência por serem nitrílicas ou em termoplástico, materiais reconhecidos pelo grau de resistência e durabilidade. Além disso, vêm acompanhadas pela graxa de lítio, que é insolúvel em água e bastante aderente. Esse produto é capaz de operar com grande amplitude térmica e oferece alta proteção anticorrosiva e antioxidante.

Importante frisar, mais uma vez, que os kits de reparo apresentam, assim, uma importante função tendo em vista que as juntas homocinéticas são submetidas a intensos esforços durante a sua vida útil e a falta de lubrificação ou qualquer detrito misturado à graxa podem reduzir bastante a sua durabilidade.

Reconhecidos no mercado por oferecerem ao consumidor os mais altos níveis de qualidade, segurança e confiabilidade, os kits de reparo Cofap são desenvolvidos e fabricados de acordo com os padrões originais para que ofereçam ao consumidor desempenho equivalente ao do produto genuíno.

Juntas homocinéticas Cofap

Avariada, a junta homocinética gera barulhos e estalos principalmente quando as rodas são esterçadas, como em curvas mais fechadas ou ao manobrar o carro. Se isso acontecer, o recomendado é levar o veículo para uma oficina mecânica de confiança. Se as coifas estiverem danificadas, pode ter ocorrido a entrada de resíduos como água, terra e areia, danificando a junta. Outra dica importante é a inspeção visual da coifa da junta. É importante verificar se não há vazamento da graxa. Se houver, a coifa deve estar rasgada ou mal ajustada.

Fonte: SD & PRESS Consultoria