COFAP aumenta seu portfólio de bandeja de suspensão

COFAP LANÇA MAIS 12 CÓDIGOS DE BANDEJA DE SUSPENSÃO

O mercado de reposição de bandejas de suspensão acaba de ganhar mais opções para as marcas Chevrolet, Honda, Hyundai e Toyota. A Magneti Marelli Cofap Aftermarket lançou mais 12 códigos de bandejas de suspensão para modelos dessas montadoras. Com a ampliação do portfólio, a Cofap passa a oferecer mais de 380 códigos que cobrem praticamente toda a frota nacional de veículos de passeio.

Desenvolvidas de acordo com as especificações das peças originais, respeitando todos os parâmetros dos produtos genuínos.A bandeja tem a função primordial de ser um ponto de ligação direta entre os conjuntos das rodas (que incluem sistema de freio, mola e amortecedor) e o chassi do veículo. Além disso, é elo fundamental para permitir ao motorista controlar o veículo, ajustando a direção conforme necessário, ao mesmo tempo em que facilita a oscilação vertical das rodas em resposta às condições da superfície da estrada. Por isso, é considerada um dos principais componentes do sistema de suspensão de um veículo.

Troca das bandejas

Ao longo do tempo – o que é comum em qualquer componente mecânico sujeito a impactos e condições climáticas adversas – os elementos contidos nas bandejas, como buchas e pivôs, podem sofrer desgastes devido à constante exposição a esforços provenientes de obstáculos na pista, acelerações e frenagens. Por isso, é importante alertar que bandejas com folgas nas buchas ou nos pivôs podem causar ruídos indesejados além de representar uma ameaça à dirigibilidade do veículo, já que as folgas comprometem o correto alinhamento das rodas, além de ocasionar o desgaste prematuro dos pneus e interferir na vida útil de outros componentes da suspensão.

Por isso, a Cofap recomenda a troca da bandeja caso a estrutura da peça apresente deformações como empenamento, desalinhamento, amassados ou trincas. Também é indicado fazer a substituição das buchas e pivôs – quando possível, dependendo do tipo da bandeja – caso apresentem folgas ou qualquer deformação no alojamento das buchas.

Essas precauções garantem a integridade estrutural e o bom funcionamento do sistema de suspensão, contribuindo para a segurança do veículo.

Fonte: SD & PRESS