COFAP dá dicas sobre amortecedores
COFAP apresenta dicas para amortecedores
Pensou em amortecedor, pensou Cofap. Afinal, a marca é dona do maior portfólio de amortecedores do mercado de reposição brasileiro, com mais de dois mil códigos que atendem 98,6% da frota circulante. Desenvolvidos e produzidos há cerca de 70 anos para a indústria automobilística nacional, as peças possuem as mesmas características do produto original, mantendo os altos níveis de qualidade, segurança e confiabilidade do produto genuíno.
Ao comprar um amortecedor Cofap, o consumidor tem certeza de que está adquirindo um componente que terá o mesmo desempenho da peça original. Não é por acaso que a marca conquistou, pelo décimo ano consecutivo, a categoria Ouro do Prêmio Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) este ano, um dos mais importantes e tradicionais do segmento, se consolidando como o favorita da maioria dos reparadores e dos consumidores finais.
Os amortecedores Cofap são destinados a veículos leves, comerciais leves e pesados, coletivos de passageiros, agrícolas e motocicletas. Dentro dessa gama estão, também, peças para veículos elétricos e híbridos, o que comprova a estratégia da marca de garantir peças para o mercado de reposição, de modo quase que simultâneo, ao lançamento dos modelos no mercado. Isso é resultado do sincronismo das áreas envolvidas no desenvolvimento de produtos que está sempre atenta para a evolução do mercado automotivo brasileiro.
Os amortecedores Cofap são líderes absolutos do mercado de reposição e fortemente identificados com o ícone da propaganda brasileira, o Cofapinho, que se tornou o embaixador da marca nas redes sociais. Os amortecedores Cofap também possuem certificação Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que garante a qualidade e a confiabilidade das peças.
Presença no segmento moto
O portfólio de amortecedores Cofap contempla também o mercado de reposição para veículos de duas rodas. São mais de 60 amortecedores para motocicletas, com cobertura de cerca de 90% da frota nacional. A família de amortecedores para motos com a marca Cofap conta com as tecnologias mono tubulares e bi tubulares, destinados a motos de baixa, média e alta cilindrada, e também são desenvolvidos e produzidos segundo as especificações dos produtos originais.
Amortecedor: componente fundamental para a segurança
Principal componente do sistema de suspensão, os amortecedores mantêm os pneus em contato com o solo, proporcionando estabilidade e dirigibilidade em diversas condições de terreno. Por isso, a Marelli Cofap Aftermarket recomenda revisões periódicas numa oficina de confiança para detectar possíveis desgastes e avarias. É que os componentes internos como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas sofrem desgaste natural, conforme a intensidade do uso. Além disso, eventuais avarias não podem ser detectadas em exame visual.
A eficiência do amortecedor deve ser avaliada por profissionais qualificados. Caso seja recomendada a troca, o mais indicado é que a substituição seja feita por produtos com qualidade reconhecida. Outra dica é que a troca seja feita sempre aos pares, para cada eixo. Se um amortecedor novo trabalhar em conjunto com outro usado (mesmo que ainda esteja em condições de uso) num mesmo eixo, poderá haver um desequilíbrio, prejudicando a dirigibilidade.
Os técnicos da Cofap fazem um alerta: o consumidor deve manter distância dos amortecedores recondicionados. Em muitos casos, as peças são repintadas e, no máximo, têm o óleo hidráulico substituído por outros fora de especificação.
Fonte: SD & PRESS