RIOsulense patrocina pilotos da Fórmula Truck e Copa Truck 2025

Empresa RIO patrocina 5 pilotos de corridas de caminhões: 4 da Copa Truck e 1 da Fórmula Truck

Para valorizar o automobilismo e, também, mostrar o grande potencial de suas peças automotivas, a RIO – Riosulense S.A., de Rio do Sul/SC, anuncia o patrocínio, pelo segundo ano consecutivo, do piloto Douglas Torres, da equipe Retibam Racing, na Fórmula Truck; e na Copa Truck de quatro pilotos da equipe Tiger Team: Felipe Gama, Ricardo Alvarez, Alberto Cattucci e Victor Franzoni.

O piloto Douglas Torres começou acelerado na temporada 2025 da Fórmula Truck. A bordo do novo caminhão Iveco, ele garantiu o 2º lugar na categoria SpeedMax Eletrônico da GT Truck e a 9ª posição na classificação geral na etapa de abertura, no Autódromo de Interlagos (São Paulo/SP).

Segundo Torres, a 1ª etapa foi desafiadora. “O caminhão se comportou muito bem, conseguimos imprimir um bom ritmo e o pódio veio como recompensa pelo trabalho da equipe. Agora, é focar na evolução para as próximas etapas”, destacou o piloto.

Ele conta que a 2ª etapa, no dia 16/3, em Rivera/Uruguai, é muito esperada e tem sempre casa lotada. “Nós tivemos bons resultados no ano passado (3º lugar na categoria GT Truck), por isso, sabemos o caminho das pedras para buscar a melhor colocação”, prevê Torres.

Já a Tiger Team – a nova marca da equipe ADF de Amilton Bagaço, desde janeiro de 2022 – apesar de ser nova, já conquistou o vice-campeonato da Copa Truck, na Categoria Elite (2024). E, na soma das carreiras de seus 4 pilotos, acumula 32 pódios, sendo 11 em 2024, com duas vitórias nas competições da Copa Truck. “Estamos trabalhando muito para a estreia no dia 23/3, em Campo Grande/MS. Já fizemos dois treinos em pista e muito trabalho de engenharia, inclusive com a RIO”, conta o empresário Leonardo Camargo, chefe da equipe junto com Amilton Bagaço.

Peças da RIO – Como uma das mais importantes fabricantes de peças para motores de veículos leves, utilitários, caminhões, máquinas agrícolas, motocicletas, além de produtos voltados para o transporte ferroviário e naval, a RIO fornecerá aos 5 pilotos, durante 2025, camisas de cilindro produzidas especialmente para o caminhão de corrida.

A peça tolera grandes temperaturas e condições extremas, devido ao material especial utilizado, com elementos de liga, que garantem mais resistência e menos manutenção. Além disso, a camisa da RIO passa pelo processo de brunimento Plateau Honing (pré-amaciamento da peça), que diminui o atrito entre camisa e anel de pistão e garante qualidade para caminhões de alta performance.

A empresa também fornecerá guias de válvula com liga superior, que passam por processo de tratamento térmico. E sedes de válvula, cuja composição são a base de níquel, o que aumenta a resistência e a dureza das peças; e têm uma área maior de diâmetro externo e altura para maior dissipação do calor. “Assim, nós comprovamos a qualidade e o potencial das peças da RIO que estão nos caminhões de corrida desses pilotos e, também, nos caminhões das estradas”, afirma Marcelo Berri, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da RIO.

Para Berri, a parceria com os pilotos possibilita a realização de um estudo de performance. “Em média, após cerca de 3 corridas, por questões de segurança, os pilotos trocam o conjunto de peças usadas por novas e devolvem as peças trocadas para uma avaliação interna. Basicamente procuramos saber qual foi o desgaste da peça, se foi uniforme ou não, entre outros detalhes. Trata-se de uma análise bem criteriosa e envolve as áreas de metrologia e laboratório da RIO”, explica Berri.

Em contrapartida a este trabalho da empresa, os pilotos estarão na pista com o logo da RIO estampado em seus caminhões. Douglas Torres estará nas corridas da Fórmula Truck com a marca da RIO na testeira e na traseira de seu caminhão: “Se é Motor, é RIO”. E os pilotos da Tiger Team estarão com o logo da empresa na lateral da cabine dos quatro caminhões.

“Nossa parceria com a RIO sempre é muito boa. Nossas equipes unidas desenvolvem peças para a Racing com alta qualidade e boa performance”, reforça Torres. “Nosso novo caminhão é muito confiável e competitivo, com certeza teremos uma adaptação rápida e bons resultados”, completa o piloto.

Já para Leonardo Camargo, “a RIO é uma parceira muito importante para a equipe, tanto na questão de desenvolvimento de peças como na utilização das peças já fabricadas pela empresa”. Segundo ele, os equipamentos dos pilotos da Tiger Team ajudam muito a prometer um dos melhores anos para a equipe. “Vamos com tudo buscar os pódios”, conclui.

Fonte: Tudo em Comunicação