FRAS-LE dá dicas sobre spatas de freio
Fras-le destaca dicas para identificar problemas nas sapatas de freio
Importante componente nos veículos com sistema de freio a tambor, as sapatas atuam quando o motorista pisa no pedal fazendo com que o cilindro de roda as pressione contra o tambor, gerando, assim, o atrito para reduzir a velocidade do carro. “Por ser uma peça integrante do sistema de frenagem e estar diretamente relacionada à segurança dos ocupantes do veículo, a sapata requer atenção especial durante as manutenções. Ela deve estar em boas condições para garantir a eficiência da frenagem”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fras-le. Ele ressalta que, durante a revisão, além das sapatas e do tambor, é fundamental avaliar outros componentes, como o cilindro de roda, cilindro mestre, alavanca, molas e freio de estacionamento.
Indícios de problemas na sapata de freio – Leite explica que, nos veículos mais novos, as sapatas de freio estão localizadas nas rodas traseiras. Destaca também os principais sinais que apontam comprometimento das sapatas de freio, entre eles, alterações no processo de frenagem, ruídos, perda de eficiência e vibrações ao frear.
Quando fazer a manutenção? – Por se tratar de um sistema relacionado à segurança, Leite ressalta que o ideal é o motorista fazer a inspeção preventiva de acordo com o manual do veículo, mas deve ficar atento a qualquer sinal que possa indicar desgaste ou contaminação das sapatas.
Dessa forma, o mecânico poderá identificar e resolver o problema antes que ele se agrave.
A recomendação é avaliar a espessura das sapatas a cada ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados, além de verificar o estado dos cilindros de roda, molas e alavancas. Nessa revisão, também é importante realizar a regulagem do freio de estacionamento.
Caso o freio traseiro não esteja atuando corretamente, o sistema dianteiro será sobrecarregado, comprometendo a eficiência total da frenagem.
Fonte: VERSO Comunicação