ABRACICLO publica resultados da produção de bicicletas no primeiro semestre de 2025
Indústria do Polo Industrial de Manaus Produz 180 Mil Bicicletas No Primeiro Semestre 2025
As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 180.533 unidades no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o desempenho foi semelhante ao registrado no mesmo período do ano passado.
A categoria das elétricas continua em destaque. De janeiro a junho, 18.223 unidades saíram das linhas de montagem, volume 122,6% superior ao registrado nos seis primeiros meses de 2024.
“No acumulado do ano, as bicicletas elétricas já representaram 10,1% do volume total produzido, ocupando a quarta posição entre os modelos mais fabricados no Polo Industrial de Manaus. Atualmente, as associadas oferecem 45 modelos ao consumidor”, explica o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Fernando Rocha.
Rocha destaca, ainda, que as fabricantes mantêm o ritmo de recuperação. “As associadas estão investindo cada vez mais para oferecer ao mercado produtos avançados, com tecnologia de ponta e elevados padrões de qualidade e segurança”, enfatiza.
Em junho, foram produzidas 30.292 unidades, o que representa uma retração de 1,8% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 4,2% na comparação com maio.
Para 2025, a estimativa da Abraciclo é chegar a produção total de 320 mil bicicletas.
Produção por categoria
A Mountain Bike (MTB) foi a categoria mais produzida no primeiro semestre. No total, foram fabricadas 94.386 unidades, o que representa 52,3% do volume total. Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer (19,7% da produção), seguida pela Infantojuvenil (14,3%).
As posições foram mantidas no ranking mensal. Confira os números e os comparativos com o mês e ano anteriores:
Distribuição por região
Com 100.689 unidades e 55,8% do volume total fabricado, a região Sudeste foi a que mais recebeu bicicletas produzidas no PIM no primeiro semestre. Em segundo lugar, ficou o Sul (com 14,7% da fabricação), seguido pelo Nordeste (13%), Centro-Oeste (10%) e Norte (6,5%).
O levantamento de junho confirmou a manutenção das duas primeiras posições do ranking: Sudeste (com 57,1%) e Sul (16,3%). O Centro-Oeste ultrapassou o Nordeste no volume de bicicletas recebidas, com 9,7% do total, contra 9,6% destinadas à região nordestina. Em quinto lugar, ficou o Norte (7,4% da produção).
Fonte: SD & PRESS