SUMITOMO RUBBER apresenta tecnologia paar prevenção de acidentes para pesados
Sumitomo Rubber, fabricante da Dunlop, cria “sexto sentido” para caminhões que previne acidentes
A Sumitomo Rubber Industriesanuncia que sua tecnologia exclusiva de sensoriamento, SENSING CORE, foi adotada pela primeira vez por uma montadora japonesa, estreando oficialmente em veículos que chegaram ao mercado em outubro. A empresa vem desenvolvendo o SENSING CORE para detectar condições dos pneus, do veículo e do pavimento, contribuindo para enfrentar diversos desafios da mobilidade moderna.
A tecnologia está presente no novo caminhão pesado GIGA, da Isuzu Motors, que traz de fábrica o Sistema de Detecção e Previsão de Desprendimento de Rodas. O modelo fez sua estreia pública durante o Japan Mobility Show 2025, um dos maiores eventos automotivos do país.
Como funciona o SENSING CORE e os benefícios que ele oferece
O SENSING CORE é uma tecnologia de software que analisa dados de velocidade das rodas, juntamente com informações do sistema de controle do veículo, para detectar diversas condições relacionadas aos pneus e ao solo. Entre suas funcionalidades estão o monitoramento de pressão, desgaste e carga, além da identificação precoce de sinais de desprendimento de rodas.
O sistema instalado no novo GIGA foi projetado para detectar o afrouxamento dos parafusos das rodas enquanto o veículo está em movimento. Caso uma anomalia seja identificada, o sistema alerta o motorista por meio de um aviso sonoro e uma mensagem no painel. Essa capacidade permite identificar o problema mesmo durante a condução, complementando as inspeções convencionais e a experiência do condutor, o que representa um avanço fundamental na prevenção de acidentes causados por rodas soltas.
“Estamos muito satisfeitos com a adoção do SENSING CORE no novo caminhão pesado GIGA, da Isuzu Motors, contribuindo para aprimorar a segurança veicular. Seguiremos expandindo o uso dessa tecnologia para outros modelos, concretizando a filosofia da Sumitomo Rubber de criar ‘um futuro de alegria e bem-estar para todos’ e apoiando a evolução da mobilidade,” afirma Takeshi Asakura, diretor executivo e gerente-geral da Divisão de Sistemas Automotivos da Sumitomo Rubber Industries.
O novo caminhão GIGA equipado com o SENSING CORE
O novo GIGA combina eficiência, conforto, segurança, capacidade de carga e estabilidade operacional em um alto nível. Equipado com sistemas avançados de assistência à frenagem e direção, o modelo foi desenvolvido para a era da direção autônoma, ajudando a prevenir e mitigar acidentes e a garantir operação estável.
Com o redesign completo da cabine, o GIGA também contribui para aumentar a produtividade e o crescimento dos negócios e das operações logísticas de seus clientes. A meta de vendas é de 12 mil unidades por ano.
Contexto: prevenção de acidentes por desprendimento de rodas
De acordo com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, foram registrados 120 acidentes com desprendimento de rodas em veículos pesados em 2024, muitos deles após a troca para pneus de inverno e, em alguns casos, resultando em vítimas fatais.
A Associação Japonesa de Fabricantes de Pneus Automotivos (JATMA) vem reforçando a importância de medidas preventivas durante a manutenção, como a inspeção e o reaperto corretos dos parafusos das rodas, para evitar esse tipo de ocorrência. No entanto, como o afrouxamento pode ser difícil de perceber enquanto o veículo está em movimento, o desenvolvimento de tecnologias capazes de detectar sinais precoces tornou-se uma prioridade para a indústria automotiva.
A Sumitomo Rubber tem investido há muitos anos em tecnologias inovadoras com foco nos pneus. Com base na experiência adquirida com o Sistema de Alerta de Perda de Pressão (DWS), a empresa vem aprimorando o SENSING CORE, que deverá gerar novos valores para a sociedade de mobilidade de próxima geração. Agora, uma de suas principais funções — o Sistema de Detecção e Previsão de Desprendimento de Rodas — entra em aplicação prática, marcando mais um passo no compromisso da companhia com a segurança e a inovação.
Fonte: LVBA Comunicação